domingo, 10 de janeiro de 2010

Última chamada: Específica de Matemática

ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA PARA O MAGISTÉRIO ESTADUAL 2009
“RESUMÃO COM RESOLUÇÃO DE PROVAS”

PROFESSORES: ADAIR E JOCELAN JUNIOR
VALOR: R$ 75,00 (ALUNOS E EX-ALUNOS: 10% DE DESCONTO PARA PAGAMENTO À VISTA. PARCELADO ATÉ 2 VEZES NO CHEQUE, SEM DESCONTO). INCLUINDO O MATERIAL A SER UTILIZADO NAS AULAS.
RESERVAS DE MATRÍCULA (FORMULÁRIO): ATÉ O DIA 11/01
HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DAS AULAS: 13H ÀS 17H15
MÍNIMO DE ALUNOS: 4

GRADE DE AULAS/CONTEÚDOS

Aula 1 (12/01 – terça): Lógica - Sentenças e proposições. O uso de conectivos, a negação, a conjunção e a disjunção. Equivalência de proposições. Proposições condicionais e bicondicionais. Quantificadores. Conjuntos numéricos - Os sistemas de numeração. Números naturais, inteiros, racionais e reais. Conceitos, operações e propriedades. Estimativas com números e aproximações numéricas aplicadas à situações-problema. Progressões - Sequência. Progressões aritméticas e geométricas. Aplicações. Funções - Relações. Par ordenado. Plano Cartesiano. Produto cartesiano. Relações binárias. Relações de equivalência e de ordem. Representação gráfica. Aplicações de funções na resolução de problemas. Domínio, contradomínio, imagem. Sobrejeção, injeção, bijeção, função inversa e função composta. Função constante e função idêntica. – (PROFESSOR ADAIR)

Aula 2 (13/01 – quarta): Geometria Analítica - Distância entre dois pontos e entre ponto e reta. Divisão de segmentos. Coeficiente angular. Condição de alinhamento. Equações da reta e da circunferência. Posições relativas. Paralelismo, Perpendicularismo. Tangência. Lugares geométricos. Elipse. Hipérbole. Parábola. Geometria - Conceitos primitivos,. medidas e formas. Retas paralelas. Ângulos, triângulos, quadriláteros e demais polígonos. Circunferências e círculos. Análise das representações gráfica, tabular e algébrica de funções de 1º e 2º graus, polinomiais, trigonométricas, exponenciais e logarítmicas. Equações, inequações e sistemas. Inequação produto e inequação quociente. Estatística - Construção e interpretação de tabelas e gráficos. Inferências e medições com base em amostras. Média, mediana e moda. Variância e desvio padrão. Aplicação de probabilidade e combinatória. Princípio multiplicativo, combinação e permutação. Proporcionalidade. Contagem. Razões e proporções. Regra de três simples e composta. Porcentagem e fator de correção. Juros. Matrizes. Sistemas lineares e determinantes - Aplicações de diferentes tipos de matrizes. Determinantes. Operações. Propriedades. Sistemas lineares. – (PROFESSOR JOCELAN).

Um comentário:

  1. Oi!
    Professora Virnan, aqui é Marta, fui sua aluna no curso Servidor em 2007.
    Sou professora de Matemática e gostaria de uma informação. Haverá concurso para o Município do Rio de Janeiro em 2010? O Comped pretende em 2010 formar turma para disciplinas Pedagógicas e Português?
    Grata pela atenção.
    Aguardo;
    Marta Vieira de Andrade.
    e_mail: martavandrade@click21.com.br

    ResponderExcluir