terça-feira, 24 de novembro de 2009

IBRAM


Instituto Brasileiro de Museus
Ibram: edital até o fim deste mês
24/11/2009 (Folha Dirigida)

Os últimos detalhes do concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) serão definidos até esta sexta-feira, dia 27. Segundo a presidente da comissão executora, Laura Aparecida, nos próximos dias a consultoria jurídica da autarquia emitirá o parecer referente à escolha da organizadora. "Definiremos a instituição organizadora ainda esta semana, com o aval da nossa consultoria jurídica que, no momento, finaliza o processo de análise das propostas de diversas empresas. A nossa expectativa é de lançar o edital até o fim do mês", avalia.
Em seu primeiro concurso, a oferta será 294 vagas em cargos dos níveis médio e superior, com vencimentos de R$2.030 e R$2.841, respectivamente. Do total de oportunidades, 93 caberão ao Estado do Rio de Janeiro, sendo 15 para assistente técnico (médio) e 78 para cargos de nível superior, distribuídas por técnico em assuntos culturais (45), analista (18) e técnico em assuntos educacionais (15). Os demais requisitos das carreiras serão informados no edital. As vagas serão para os museus Nacional de Belas Artes, Villa-Lobos, da República e Histórico Nacional, além dos dois Castro Maya (Açude e Chácara do Céu, ambos na Tijuca) e o Museu Imperial (em Petrópolis).
Na sede do Ibram, em Brasília, serão lotados 138 aprovados (maior oferta do concurso), e haverá também oportunidades para os estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Pernambuco.
Uma boa notícia para quem participará da seleção foi dada pelo presidente do instituto, José do Nascimento, em entrevista à FOLHA DIRIGIDA. Segundo ele, até o fim do prazo de validade (que não foi informado) serão convocados 441 habilitados, isto é, 50% a mais de aprovados, em consonância com o Artigo 11 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009 e a Portaria nº 450/2003 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
O Ibram foi criado em 21 de janeiro de 2009, como autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura. Estão sob a responsabilidade do instituto 24 museus, anteriormente administratados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O quadro de pessoal é formado por servidores herdados do próprio Iphan e do Sistema Brasileiro de Museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário