terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estado RJ


Professor-RJ: edital este mês. Vagas em várias áreas

03/11/2009

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) se programa para realizar, ainda este ano, concurso para o cargo de professor I (do 6º ao 9º ano e ensino médio). Segundo a Assessoria de Imprensa da pasta, o pedido de autorização já está sendo analisado pela Secretaria de Planejamento (Seplag). Em setembro, o governador Sérgio Cabral anunciou que pretende contratar 10 mil docentes.
Segundo o superintendente de Gestão de Pessoas, Marcus Medina, paralelamente à autorização, já existe uma equipe trabalhando na elaboração do edital, que deverá ser divulgado em novembro. Para que as necessidades do próximo ano letivo sejam supridas, ele anunciou que a expectativa é convocar os 5.700 primeiros colocados já no início de 2010.
Ainda de acordo com o superintendente, haverá oportunidades para todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, onde exista carência de profissionais. A maior oferta deverá ser destinada às disciplinas que apresentam déficit, como Física, Matemática, Química, Artes, Sociologia e Filosofia.
Serão contempladas também as áreas de Biologia, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Inglês, Espanhol, Francês, Administração, Contabilidade, Desenho, Enfermagem, Eletrônica, Informática, Mecânica, Produção Animal e Produção Vegetal.
Os vencimentos iniciais deverão ser de R$607,26, para jornada de trabalho de 16 horas semanais. Com a incorporação da gratificação do Nova Escola, o professor referência 1 vai incorporar R$100 ao seu vencimento-base. Já os demais níveis receberão uma incorporação de acordo com a sua referência, com o acréscimo de 12% sobre cada nível.
Segundo o presidente da comissão de Educação na Alerj, Comte Bittencourt, a decisão do governador em realizar um novo concurso foi fundamental, uma vez que, além de reduzir a carência de professores, possibilitará que a secretaria tenha um banco de aprovados para utilizar em situações emergenciais.
"Esse será o quarto concurso desse governo e acredito que mais uma vez foi uma decisão acertada. Isso porque o estado tem uma carência de professor muito acentuada, principalmente devido às aposentadorias e demissões em virtude dos baixos salários", ressalta.
De acordo com Comte Bittencourt, hoje, a Seeduc trabalha com cerca de 300 contratados temporários e 4 mil Gratificações por Lotação Prioritária (GLPs). "Seguramente, a nova seleção vai suprir essa carência de quase cinco mil professores. Se o governador anunciou que pretende chamar 10 mil, será ainda melhor", garante.
Último concurso - O último concurso da Seeduc foi realizado em 2008, pela Fesp. A seleção visava à formação de cadastro de reserva no cargo de professor I, em diversas disciplinas. Na ocasião, os candidatos realizaram prova objetiva, eliminatória e classificatória, composta por três blocos (domínio da linguagem, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos).
Garantiram aprovação aqueles que acertaram, no mínimo, 15 das 25 questões de Proficiência Básica; cinco das dez de Conhecimentos Pedagógicos; e 15 das 30 de Conhecimentos Específicos. Os habilitados realizaram, ainda, uma avaliação de títulos.
Segundo Marcus Medina, dos 12.312 aprovados, até o momento, 2.793 foram convocados. A validade da seleção é de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois.
Fonte: Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário