Concurso do Estado 2010: Gabarito Extra-Oficial de Português (parte comum)
A equipe de Língua Portuguesa também se reuniu hoje para antecipar o gabarito extra oficial desta parte comum a todos os candidatos. Segue abaixo: 1d,2c,3d,4b,5d,6a, 7b, 8e, 9d, 10c, 11d, 12a, 13c,14d, 15e
Por acaso, existiria a possibilidade de publicar gabaritos específicos? português e história seria mto bem-vindos para mim, hahahaha...obrigada pela força!!!
Professor Roberto. Estou procurando entender a questão de número 8. Entendi que o pronome "quem" neste caso não poderia precisar pessoa, tendo assim a função de impessoalizar. O senhor poderia olhar esta questão novamente e me esclarecer, pois o gabarito apresentado é a letra "E". Obrigada e boa noite.
Nane, pode ser que esteja errado, mas conversando com o professor André Passos, chegamos à conclusão que o "quem" equivale a "aquele que", ou seja, "aquele que não tem cão caça com gato".
Prof. Roberto dê uma olhada nesta resposta em relação a questão 8: Segundo Maingueneau (2004: 169), “o enunciador apresenta sua enunciação como uma retomada de inumeráveis enunciações anteriores, as de todos os locutores que já proferiram aquele provérbio”. O provérbio é, portanto, de natureza polifônica, já que seu enunciado fora produzido outrora por distintos enunciadores, conferindo à voz do povo, toda a obrigação e a responsabilidade por proferi-lo.
Ducrot (1987) inicia uma teoria que distingue “sujeito falante”, “locutor” e “enunciador” do enunciado. O sujeito falante se encaixaria no produtor físico do falar, possibilitando criar o enunciado através do processo físico-mental. O locutor seria o responsável pelo ato ilocutório[2], pela enunciação, aquele a quem se deve atribuir a responsabilidade das intenções do que é produzido.
Nos provérbios, o enunciador pode, em seu ato ilocutório, fazer relações de certos elementos lingüísticos às pessoas do discurso, inclusive, fazendo referências na situação comunicativa. O enunciador pode ser também, concomitantemente, o locutor e o sujeito falante.
A presença do pronome QUEM é marca comum nos provérbios, tendo em vista que estes são enunciados cabíveis de referência a qualquer pessoa, a impessoalidade do pronome marca diferentes vozes, conferindo-lhe a questão da polifonia. Atente para análise dos provérbios:
Achei a parte pedagógica bem complexa, mas, ainda assim, alcancei a média para aprovação. Acertei 45 questões, sendo 11 na 1ª parte, 9 na 2ª e 25 na específica.
Olá, COMPED. Desculpem a ousadia, mas não seria o caso de rever o gabarito da questão 4?
ResponderExcluirOi, Luise, como vai?
ResponderExcluirEncaminhamos sua contestação à Equipe de Língua Portuguesa. Vamos aguardar, ok?
Abs
COMPED
Também não concordei com a resposta não...será?!?!
ResponderExcluirPor acaso, existiria a possibilidade de publicar gabaritos específicos? português e história seria mto bem-vindos para mim, hahahaha...obrigada pela força!!!
ResponderExcluirNa boa.. deve ter tido erro de digitação.. A certa é aE "quase quebre a nossa língua" = valor possessivo.
ResponderExcluirRetificando a 4 para E.
ResponderExcluirAlguém sabe se tem algum site que publicou ou vai publicar ainda hoje os gabaritos da parte específica (pelo menos português e espanhol)???
ResponderExcluirTambém estou aguardando ansiosa... o profº Roberto Alves não vai publicar o de Português específico??
ResponderExcluirA Equipe de Português está fazendo o gabarito específico, até o final da noite, divulgaremos.
ResponderExcluirAbs
COMPED
Professor Roberto.
ResponderExcluirEstou procurando entender a questão de número 8.
Entendi que o pronome "quem" neste caso não poderia precisar pessoa, tendo assim a função de impessoalizar.
O senhor poderia olhar esta questão novamente e me esclarecer, pois o gabarito apresentado é a letra "E".
Obrigada e boa noite.
A COMPED vai publicar o gabarito de geografia?
ResponderExcluirNane, pode ser que esteja errado, mas conversando com o professor André Passos, chegamos à conclusão que o "quem" equivale a "aquele que", ou seja, "aquele que não tem cão caça com gato".
ResponderExcluirObrigada professor Roberto.
ResponderExcluirEntendi. Não tinha pensado assim. Tem lógica!
Obrigada pela atenção.
ESPECÍFICO DE PORTUGUÊS, SAI??? RS...AI, AGONIA!!!OBRIGADA...
ResponderExcluirProf. Roberto dê uma olhada nesta resposta em relação a questão 8:
ResponderExcluirSegundo Maingueneau (2004: 169), “o enunciador apresenta sua enunciação como uma retomada de inumeráveis enunciações anteriores, as de todos os locutores que já proferiram aquele provérbio”. O provérbio é, portanto, de natureza polifônica, já que seu enunciado fora produzido outrora por distintos enunciadores, conferindo à voz do povo, toda a obrigação e a responsabilidade por proferi-lo.
Ducrot (1987) inicia uma teoria que distingue “sujeito falante”, “locutor” e “enunciador” do enunciado. O sujeito falante se encaixaria no produtor físico do falar, possibilitando criar o enunciado através do processo físico-mental. O locutor seria o responsável pelo ato ilocutório[2], pela enunciação, aquele a quem se deve atribuir a responsabilidade das intenções do que é produzido.
Nos provérbios, o enunciador pode, em seu ato ilocutório, fazer relações de certos elementos lingüísticos às pessoas do discurso, inclusive, fazendo referências na situação comunicativa. O enunciador pode ser também, concomitantemente, o locutor e o sujeito falante.
A presença do pronome QUEM é marca comum nos provérbios, tendo em vista que estes são enunciados cabíveis de referência a qualquer pessoa, a impessoalidade do pronome marca diferentes vozes, conferindo-lhe a questão da polifonia. Atente para análise dos provérbios:
(11) “Quem não arrisca, não petisca”.
(12) “Quem não se comunica, se trumbica”.
(13) “Quem não tem cão, caça com gato”.
que tal o gabarito extraoficial de geografia...
ResponderExcluiracertei 12 questões
ResponderExcluirpelo gabarito oficial a questão 25 é letra B.
ResponderExcluirvocês concordam na alteração ? é pertinente entrar com recurso ?
Pelo grau de dificuldade nas questões pedagógicas, o índice de reprovação deverá ser alto. Vocês concordam ?
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAchei a parte pedagógica bem complexa, mas, ainda assim, alcancei a média para aprovação. Acertei 45 questões, sendo 11 na 1ª parte, 9 na 2ª e 25 na específica.
O que acham? Será que consigo ser chamada?
Estou bem ansiosa!
Aurora